domingo, 3 de abril de 2011

Você sabia que muita gente recebe energia elétrica gerada da reciclagem do lixo?

Estudante: Felipe B. Coelho - 8a 01

 Na Europa e Japão, as prefeituras pagam o equivalente a R$ 250, ou mais, por tonelada de lixo urbano dando destinação final adequada. Viabilizam aterros sanitários modernos com aproveitamento energético do biogás (50% metano, 50% gás carbônico) gerado pela decomposição orgânica do lixo; esses aterros são chamados de "aterros energéticos''. O método mais correto para este tipo de reciclagem no mundo, permitindo a disposição final adequada com pequeno impacto ambiental é o tratamento térmico do lixo. A maioria dos outros métodos de aproveitamento energético do biogás serão banidas até 2020 por serem mais biodegradáveis do que bioagradáveis.
 Este tipo de geração de energia também ajuda na diminuição dos gases enviados à atmosfera da Terra, causando aquecimento global.
As pessoas estão preocupadas com as consequências do aquecimento global em todo o planeta, mas a situação é pior nos polos. O Ártico está se aquecendo duas vezes mais depressa, do que a média mundial. Algumas ilhas já perderam 25% por cento de seu território para as águas do mar, por causa do derretimento das geleiras.  Os cientistas acreditam que o Ártico pode perder todo o seu gelo marinho nas próximas décadas. (Grande parte da água potável do planeta encontra-se nos polos!) As florestas temperadas de todo o mundo aumentaram 2 graus celsius, quase 3 vezes a média mundial. Todas as espécies do planeta com os mais diferentes ecossistemas estão pagando pelos erros do ''ser humano,'' que nas últimas décadas não tem sido tão humano assim.
Precisamos reciclar nossas atitudes urgentemente, antes que seja tarde para todos nós.

3 comentários: